A empresa mantém seu foco em tecnologias antifraudes e diversifica portfólio.

De 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a Gilbarco Veeder-Root apresentou ao mercado suas mais recentes soluções de abastecimento para o agronegócio e frotas em geral na Agrishow 2019.

Mas esse é apenas um dos segmentos em que a empresa investi u, tendo como foco o desenvolvimento de tecnologias anti fraude: além do Prime Fleet, que evita desvios no abastecimento de frotas, também lançou o sistema Prime ID, que aumenta o controle do posto sobre o abastecimento.

“Pensamos em algo que, além de evitar fraudes, permitisse a gerentes e frentistas o acompanhamento fácil e rápido, por tablet ou smartphone, do que se passa no abastecimento”, declara Bruno Rosas, diretor de Marketing para a América Lati na, sobre o Prime ID.

Este é um item opcional somente das linhas de bombas PHX (exceto a PHX-111), PHR, PMD e PHD adquiridas a parti r de dezembro de 2018. Bruno explica que isso se dá pela ausência de certificações técnicas que permitam seu uso em modelos mais antigos. Ele destaca que pela Portaria 559/2016 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a parti r do final de 2019 estes terão prazo de até 180 meses, de acordo com a idade do equipamento, para serem substituídos. “Aproveitamos o momento e nos antecipamos à entrada em vigor do novo Regulamento Técnico Metrológico (RTM) previsto na portaria”, acrescenta.

Para Rosas, o Prime ID obriga o uso do cartão de identificação do funcionário autorizado no abastecimento e possibilita o acompanhamento da produtividade por frentista, bem como a gestão, em tempo real, do mix de vendas dos combustíveis e, com isso, a realização de campanhas pontuais. Além disso, cada abastecimento pode ser associado a um cliente, permitindo controle da frequência e apoio a programas de fidelização.

PARA TODAS AS FROTAS
A tecnologia de ponta também está presente no sistema Prime Fleet, de controle de frotas. De instalação simples, o sistema, que está disponível em diferentes modelos, é extremamente seguro, oferecendo, ainda, maior controle sobre a operação, por meio da identificação do frentista e do veículo.

Para o posto significa automação completa, segura, com acesso local e remoto, e gerenciamento de estoque de combustível em toda a rede, se necessário, e um novo e grande nicho de mercado, de abrangência nacional. A solução já está sendo utilizada em outros países, como Turquia e Israel, quando empresas necessitam abastecer seus veículos em diferentes pontos do país.

“Como o Prime Fleet é adequado a todos os tipos de combustível e veículos, também pode ser utilizado em frotas urbanas, de carros e motos, como, por exemplo, nas de empresas de telefonia”, ilustra Bruno Rosas.

NA CÂMARA SETORIAL DA ABIMAQ
Ele, como representante da Gilbarco Veeder-Root no Brasil, também passou a atuar mais ativamente na Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços (CSMEPS) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Bruno Rosas, como presidente da nova diretoria da câmara, tomou posse no dia 12 de fevereiro, juntamente com os vice-presidentes: Carlos Alberto Zeppini (Zeppini), Eduardo Gonçalves (Wayne), Lincoln Cesar Dalfre Lourenço e Luís Carlos Fagundes Filho (Steel Tanques – Plamex).

Por Cristiane Collich Sampaio